11.10.2012

BECK: Mangolian Chop Squad








Quem na adolescência nunca sonhou em ter uma banda de rock? Ter uma musica nas paradas de sucesso? Fazer shows para grandes multidões? BECK Mangolian chop squad é um anime que mostra cinco adolescentes em busca deste sonho. Inicio o Blog então com uma breve resenha e analise desta obra fantástica. 



BECK o cachorro "frankenstein" 
Produzido pelo estúdio Madhouse em 26 episódios exibidos pela Tv Tokyo entre outubro de 2004 e março de 2005, baseado na série homônima criada pelo mangaká Harold Sakuishie publicada pela Jump. A historia gira em torno de Yukio Tanaka, apelidado de Koyuki, é um adolescentes de 14 anos, muito tímido, sem muitas qualidades, com problemas e duvidas normais para qualquer garoto de sua idade, não muito popular na escola e com poucos amigos, sua vida começa a mudar quando salva um cachorro muito esquisito de alguns meninos que torturavam o bichinho, é quando conhece Ryuusuke (Ray) Minami(dono do cachorro), um garoto de 16 anos com cabelos longos, com um estilo mais “americanizado” de ser, e uma personalidade totalmente diferente de Koyuki, apesar de todas as diferenças se tornam amigos. Ryuusuke é um excelente guitarrista, influenciado pelo seu grande amigo Eddie, guitarrista da banda (fictícia) mundialmente famosa, Dying Breed, Ryuusuke está decidido a formar uma grande banda de rock. Koyuki que até então só tinha conhecimento sobre musicas Pop, começa a mergulhar no universo do rock, Ray lhe empresta um violão e Koyuki começa então a aprender a tocar, assim nasce a sua paixão pela musica. 


A historia se passa num período de dois anos e meio, mostrando as dificuldades em se aprender um instrumento, os perrengues que passam as bandas underground até chegar ao sucesso. O desenvolvimento da trama acontece de uma maneira muito natural e leve, mostrando fatos corriqueiros na vida de um adolescente de 14 anos, a sua mudança de comportamento depois da descoberta da musica, as frustrações amorosas e os primeiros romances, o primeiro beijo, os medos e questionamentos sobre o futuro, a vida escolar, a dificuldade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo para conseguir comprar seus instrumentos... tudo vai acontecendo de uma maneira surpreendentemente natural, dando um tom de realismo a serie. 

Outro ponto forte da obra são as personagens coadjuvantes, e a maneira como participam da historia, como o divertido professor de guitarra e natação de Koyuki, Saitou Ken'ichi, um quarentão, fanático pelo antigo Rock inglês, no passado foi um grande nadador, porém teve de encerrar a carreira após uma séria lesão, encontrou na guitarra então uma maneira de afastar a depressão, ele é o autor da letra de “slip out” uma das canções que mais marcam o anime, alem disso é apaixonado pela professora de Koyuki e esconde um segredo obscuro (é viciado em revistas eróticas).


Outra personagem com papel fundamental na serie é a carismática Minami Maho, irmã mais nova de Ray, ela se torna uma grande amiga de Koyuki, sendo a grande responsável pela mudança de atitude de Koyuki em relação à vida e por meter ele em diversas confusões, com o desenrolar da historia a amizade entre os dois vai crescendo e acaba virando um pouco mais do que apenas amizade.







A trilha sonora é simplesmente fantástica, com musicas criadas exclusivamente para o anime e alguns clássicos do rock and roll , e uma abertura contagiante, além dos shows, e musicais que marcam a historia de BECK, os instrumentos são todos baseados em modelos e marcas reais sendo apresentados no anime inúmeros modelos Fender e Gibson perfeitos em todos os detalhes, além do capricho da animação com a execução das notas musicas, em movimentos de mãos perfeitos, outro detalhe bem legal e engraçado são as camisetas usadas pelos personagens e as marcas famosas alteradas ("Pixis" ao invés de Pixies "AAacDonalds" ao invés de "MacDonalds", "Dack Janiel's" ao invés de Jack Daniel's...).





 BECK é um anime que coloco entre os meus favoritos,  e indico para quem assim como eu gosta de musica, e um dia já sonhou ou sonha em ter uma banda e viver de musica.

























*Nota : foi lançado um live action de BACK em 2010, abaixo segue o trailer do filme 



Um comentário: