1.24.2013

HANAKIMI (Hanazakari no Kimitachi E)




Hanazakari no Kimitachi E, popularmente conhecido como HanaKimi, é um mangá shoujo, que terminou em 2004 contendo 23 volumes encadernados. Foi publicado na revista Hana to Yume (a mesma de Fruits Basket) pela mangaká Nakajo Hisaya.
Tem como base narrativa, a história da jovem Ashiya Mizuki, fã de esportes, que sai de seu país de origem (Estados Unidos) e vai estudar no Japão, tudo para realizar o seu sonho de conhecer o seu atleta favorito, Sano Izumi.
A história por si só, poderia ser considerada de certa forma clichê, entretanto quebra diversos tabus no mundo dos shoujos, primeiramente por sua personagem principal ser uma garota e somente poucas pessoas saberem disso.

O começo:

Aos 13 anos, Mizuki (meio japonesa, meio norte-americana), foi passar uma temporada de férias com a família no Japão. Enquanto assistia um campeonato esportivo, se deparou com a bela imagem de um garoto participando de um torneio de salto em altura. A forma com a qual o jovem, chamado Izumi Sano,  saltava, fez com que Mizuki realmente se interessasse pelo esporte, pois a leveza de seu salto, a fascinou.
Disposta a tudo para vê-lo saltar, passou a seguir sua carreira de todas as formas possíveis, comprando revistas esportivas, fazendo recortes em jornais, procurando fotos, vendo vídeos... Esperou chegar a idade de entrar no colegial e deu aos seus pais a notícia de que gostaria de estudar no Japão. Seus planos eram de entrar no mesmo colégio em que Sano estuda, o colégio Osaka.

No entanto, existe um pequeno grande problema, o colégio Osaka, é só para garotos.

Aí começa a aventura da nossa jovem heroína!

Consegue enfim ser admitida no colégio e antes de viajar, pede à sua melhor amiga, Julia, para que corte suas grandes mechas de cabelo. Unindo o cabelo curto, à sua estatura pouco desenvolvida e roupas masculinas, inicia a sua vida em Osaka.

Chegando à escola, Mizuki se depara com Sano e a princípio, percebe que o mesmo não vai muito com a sua cara. E para melhorar (ou não) a sua situação, recebe a notícia de que foi designada a ficar no mesmo quarto que o rapaz. Com esse incidente, descobre que por algum motivo, ele parou de saltar e torna sua missão pessoal, fazer o possível para motivá-lo a voltar para o esporte.

Já Sano, logo de início, descobre acidentalmente que Mizuki é uma garota, mas não conta para ninguém, pois deseja saber o que a motivou á entrar numa escola só para garotos. Por sua vez, também passa a protegê-la, sempre que ela entra em alguma confusão em que a sua verdadeira identidade possa correr algum risco. Em outras palavras, ele passa a ajudá-la a guardar seu segredo, sem que ela saiba de nada.


O colégio:

O colégio Osaka é dividido em 3 dormitórios:

Dormitório A: Onde só residem os atletas;
Dormitório B: Que é misto entre atletas e alunos comuns;
Dormitório C: Só artistas o habitam.

Mizuki e Sano tem seu quarto no conjunto de dormitórios B, já que Sano parou de saltar e Mizuki não entra no colégio com bolsa de atleta (mesmo ela sendo uma excelente corredora).

É interessante ressaltar outros personagens do dormitório B, que se tornam amigos e, como não sabem do segredo da garota, as vezes sem querer, fazem coisas que podem prejudicá-la de alguma forma. Eles são:

Nakatsu: Jogador do clube de futebol, não é muito bom nos estudos. Quando encontra Mizuki pela primeira vez, a convida para participar de uma partida, onde, de forma não intencional, acaba machucando-a. A partir desse momento, tenta se redimir por seu “pecado” e diz que fará de “Ashiya o seu melhor amigo”.  Acaba de apaixonando por Mizuki e começa achar que é gay. É muito engraçado ver os conflitos emocionais de Nakatsu, que demonstra sua confusão de várias formas possíveis, ora aceitando o fato de ser “gay”, ora dizendo que isso é errado e não pode amar seu amigo.



Nanba: Nanba é o veterano, senpai dos demais personagens. Por conta de sua inteligência, convicção e de obter o dom do diálogo, é líder do dormitório B. Muito gentil, faz o que pode para ajudar os seus kouhais (alunos mais jovens) a superar dificuldades e sempre que alguém precisa de algo, se propõe a ajudar, um verdadeiro chefe. Torna-se amigo de Mizuki, pois a acha “um garoto muito interessante”.




Kayashima: Colega de quarto de Nakatsu, tem o dom de ver fantasmas e de vez em quando faz alguns trabalhos como exorcista, curandeiro, fotógrafo de almas e etc.


E por final, outro personagem que vale muito a pena ressaltar:



Dr. Umeda: Umeda é o médico do colégio e tio de Nanba. Extremamente mal humorado, vive fumando e sempre que pode fazer alguma coisa para causar medo nos alunos do colégio, ou até mesmo maltratá-los, faz sem pestanejar. Desvenda a identidade de Mizuki no mesmo dia que Sano, ao descobrir os verdadeiros motivos da garota tem, para estar naquele lugar, não hesita em ajuda-la, pois acha sua causa  de certa forma, nobre.

Durante a história, várias pessoas cruzam o caminho de Mizuki. Algumas para ajuda-la, outras para atrapalhá-la.
O que aconteceria se descobrissem sua verdadeira identidade? A aceitariam do jeito que ela é? Ou será que a achariam uma mentirosa? Como acaba a historia? Só lendo HanaKimi para saber.

Mas tá aí um shoujo que eu recomendo, na minha opinião, um dos melhores já lidos por mim.

Os personagens são muito bem trabalhados, cada qual com sua própria personalidade, eles entram em conflitos e os superam, cada um à sua maneira.  Esse é um dos grandes pontos fortes do mangá, que dá abertura para que possamos nos aprofundar um pouco mais na história individual de cada um, tornando a narrativa mais interessante e não apenas “só mais uma, em que apenas o casal principal é importante”.

Quem acompanhar HanaKimi, não se arrependerá! =D


Links para download do mangá:

Manga-Dream - Cap: 01 - 106

Otaku-Gedai - Cap: 107 - 111


Obs: Estou abrindo um fansub para terminar a tradução desse mangá, já que parece que ele foi abandonado, em breve os outros capítulos serão encontrados no seguinte link: 



(Lembrando que Hanakimi também tem um Dorama, entretando ainda não assisti, por isso não citei aqui. Gomenn >////<)




Um comentário: