12.28.2012

Bleach- Saga: “Substituto de Shinigami”.




   Olá amigos do Hanashi venho hoje trazer para vocês uma super analise de uma das obras mais populares da ultima década, amada por muitos e odiada por tantos outros Bleach, Escrita e Ilustrada por Tite Kubo, foi publicada pela primeira vez em Agosto de 2001 pela revista Weekly Shōnen Jump, atualmente com 58 volumes encontra-se no seu ultimo arco, para tristeza de muitos fãs. O Anime produzido pelo Studio Pierrot contém 366 episódios, começou a ser exibido em 5 de outubro de 2005 e teve seu fim em  27 de Março de 2012, antes mesmo do final do mangá, á série teve um inicio arrasador, foi perdendo publico, com os seus intermináveis fillers. Nessa resenha analisarei o Anime de Bleach (farei o mesmo com o Mangá, assim que o mesmo for concluído.), Saga por saga trazendo o Maximo de detalhes possíveis para você leitor. Mas, antes de tudo falarei um pouco sobre o autor da serie.

Tite Kubo

   Natural de Hiroshima, Jápão, Noriaki Kubo, mais conhecido como Tite Kubo, nasceu em 26 de Junho de 1977, durante a adolecencia começou a desenhar Mangás, antes mesmo de concluir o ensino médio, kubo já estreiava na Jump com sua primeira obra, “Zombie Powder” a série não durou muito, e teve apenas 4 volumes. Mais tarde nos anos 90, Kubo da inicio a um novo mangá chamado Bleach, porém devido ao grande sucesso de Yu-Yu Hakusho e outros animes com temáticas parecidas, Bleach é rejeitado, sem conseguir então uma série na Jump, Tite chega a pensar em desistir da carreira de Mangaká, porém após receber uma carta de nada mais nada menos que Akira Toriyama, onde ele dizia que tinha gostado bastante da historia de Bleach e que Kubo não desistisse dela, e foi assim, na insistência que em 2001 Bleach tornou-se uma série da Jump, e uma das marcas mais lucrativas no ramo do entretenimento em todo o Japão.






   Começarei pela primeira Saga, intitulada de “Subistituto de Shinigami”, composta pelos 20 primeiros episódios do Anime, essa Saga mostra o primeiro contato de Kurosaki Ishigo, com os poderes Shinigamis . 

Bleach- Saga “Substituto de Shinigami”.


Tememos aquilo que não vemos. Não vemos, por isso respeitamos”, esta citação marca o inicio do Anime, e expõem exatamente o contexto de Bleach

 


   No mundo de Bleach existem duas entidades principais: os humanos e os espíritos. Dentro de cada humano está um espírito. Esses espíritos podem se mover livremente pelo nosso mundo sem que ninguém perceba, com exceção de pessoas com forte capacidade espiritual. Os Shinigamis( Deus da Morte) tem a função de balancear os espíritos entre a terra e a Soul Society (espécie de “paraíso”) e purificar os Hollows,espíritos humanos corrompidos que se tornaram monstros espirituais por se prenderem a algo na terra que os impediu de ir até a Soul Society após a morte.


   O ponto de partida da historia é quando Kuchiki Rukia, Shinigami responsável pela cidade fictícia de Karakura, encontra Kurosaki Ichigo, um colegial de 15 anos de idade, que consegue ver e interagir com espíritos, após um ataque hollow a família de Ichigo, Rukia é gravemente ferida, e em uma tentativa desesperada de salvar sua família, Kurosaki Ichigo recebe os poderes de Shinigami de Rukia, sem seus poderes Rukia não pode voltar a Soul Society e Ichigo se vê na obrigação de como shinigami substituto ajudar sua nova amiga a manter a cidade em ordem, e assim conciliando seus novos deveres como shinigami a sua rotina escolar, a historia de Bleach começa a se desenvolver.

Laços

"Amor" entre pai e filho.
   Nos primeiros episódios a serie nos leva a conhecer o cotidiano de Ichigo e são apresentados alguns personagens que no futuro terão extrema importância na historia, Ichigo vive com seu pai, um coroa cheio de “juventude” e duas irmãs Karin e Yuzu, a primeira tem uma personalidade forte e até um pouco agressiva, enquanto a segunda é totalmente o oposto, a casa onde moram funciona como uma pequena clinica hospitalar, A relação entre Ichigo e seu pai não é das mais comuns, o jeito extremamente excêntrico de Kurosaki Ishin (pai de Ichigo) faz Ichigo perder a cabeça fazendo os dois caírem literalmente na porrada, protagonizando cenas hilárias .
A escola é o principal cenário dessa primeira temporada e é lá que conhecemos os colegas de turma de Ichigo, laços e vínculos começam a ser formados entre os personagens, principalmente entre Ichigo, Rukia, Chad e Inoue a primeiro momento e mais tarde Ishida, ponto em comum entre os cinco é o fato de todos terem vivenciado mortes de entes queridos na infância, e todos causados de forma direta ou indireta por Hollows. Tite Kubo trabalha muito bem a personalidade e as características psicológicas de cada personagem, prendendo a atenção do espectador, que a primeiro instante já se identifica mais com algum dos heróis. 

Os Personagens


Kurosaki Ichigo

   Ichigo como já dito, tem 15 anos de idade, é estudante, tem uma grande fama de arruaceiro, graças ao seu cabelo laranja (que na série é algo mal visto no Japão) e seu jeito “ignorante de ser”, apesar do estilo durão, coloca sempre seus amigos em primeiro lugar, e mostrar ter um nobre coração. A personalidade de Ichigo é claramente inspirada em Sakuragi Hanamichi, o “marginal” de cabelos vermelhos e pavio curto, que protagoniza uma das maiores séries já criada no mundo dos mangás  “Slam dunk”.







Kuchiki Rukia


   Rukia é a Shinigami responsável pela cidade de Karakura, após ser gravemente ferida por um Hollow tem seus poderes “tomados” por Ichigo, sem ter como voltar para Soul Society, passa a morar dentro do guarda roupa de Ichigo e freqüentar sua escola, sempre o auxiliando no seu trabalho como shinigami. Rukia é uma das minhas personagens favoritas da Serie, ora prepotente e durona, ora extremamente simpática, suas características psicológicas são muito bem trabalhadas o que faz dela uma das personagens mais carismáticas de toda a trama, com o passar do tempo sem seus poderes Rukia vai se adaptando aos costumes humanos e a vida sem os poderes shinigamis, porém as coisas começaram a complicar, para ela por parte da Soul Society, o que levara ao ápice dessa saga.



Inoue Orihime   


   Inue é uma adolecente de 15 anos de idade, bem dotada fisicamente, Orihime é extremamente ingênua, atrapalhada, infantil e vive no mundo da lua, proporciona sempre cenas muito engraçadas na serie, tem uma “queda” por Ichigo e um paladar questionável. Foi abandonada pelos seus pais muito nova e foi criada pelo seu irmão mais velho, um pouco mais tarde seu irmão veio a falecer, desde então passou a levar uma vida muito solitária até conhecer Tatsuki, uma garota de sua idade que sonha ser uma grande campeã de vale tudo, Tatsuki é vizinha de Ichigo e por ela os dois vem a se conhecer. Inoue adquire poder espiritual através do contato com a Reiatsu de Ichigo, seu poder constitui em seis seres espirituais, provenientes de suas presilhas de cabelo, dadas pelo seu irmão.


Yasutora Sado (Chad)


   Apelidado de Chad por Ichigo, Yasutora Sado é um sujeito grandalhão que apesar da aparência, tem apenas 15 anos (é inacretitavel), poucas palavras e grandes atitudes, assim podemos classificar Chad, além de sua altura fora do comum é dono também de uma força sobre-humana, a qual nunca usa para beneficio próprio, apenas para proteger seus amigos, extremamente tímido e muito reservado, chad tem um estranho gosto por coisas “fofinhas”, seu grande hobby é a musica, faz parte de uma banda onde é baixista. A explicação dada aos seus poderes espirituais é a mesma de Inoue a principio, contato com a forte energia espiritual de Ichigo,.



Uryuu Ishida


   Ishida tem também 15 anos de idade e é considerado o melhor aluno de sua escola, muito inteligente e perspicaz, Ishida pertence a um extinto clã ant-hollow, denominados de Quincys, acredita ser o ultimo de seu clã, que tem como característica o impressionante controle sobre a energia espiritual, que é usada na forma de flechas sendo uma perigosa arma contra seus inimigos. Dono de uma personalidade bem calma, Ishida tem como passa-tempo a costura, é presidente do grupo de costura e bordo da escola e detesta shinigamis, que segundo ele, foram os culpados pela morte de seu avô, por isso, no inicio Ishida tem certo ódio por Ichigo, ao decorrer da série se tornam grandes amigos. 






Humor e Drama na medida certa.


"BOWAHAHAHAHA!!"

   Um dos grandes trunfos de Bleach é o humor, muitos personagens dão um tom mais leve a série, em inúmeras situações esdrúxulas, vale destacar Kon, um espírito alterado, que vive em um Leãozinho de pelúcia, Kon sempre se mete em confusões e quase sempre se dá mal. Outro personagem a se enfatizar é Don Kanonji, um médium totalmente atrapalhado que possui um programa de Tv de grande sucesso, famoso pelos seus bordões entre eles o "BOWAHAHAHAHA!!" que contagiou até o Chad ... Bleach é recheado de situações cômicas, em contra partida não falta situações dramáticas também dando um clima mais sério a historia, Bleach consegue equilibrar bem momentos de seriedade e humor, deixando assim a obra mais atrativa.



Novos Shinigamis, e a superação de Ichigo


   O ápice da saga acontece com a chegada em Karakura de dois novos Shinigamis, Abarai Renji e o irmão de Rukia, Kuchiki Biakuya, transferir os poderes shinigamis a um humano é considerado um crime grave na Soul Society, e os dois vem a terra com a missão de levar Rukia de volta para a sociedade espiritual aonde vai ser julgada e punida, Ichigo e Ishida tentam impedir, mas são totalmente massacrados, mostrando a diferença de poder de shinigamis de alto escalão para Ichigo, já a beira da morte, sem esperanças, Ichigo é salvo por Urahara, que revela ser mais que um simples vendedor de artigos espirituais.
   Ichigo é então submetido a um duro treinamento por Urahara e junto com Chad, Inoue e Ishida partem a uma jornada a Soul Society com o objetivo de resgatar Rukia.
Assim termina a primeira saga, com a partida a Soul Society.


Animação e trilha sonora






 A animação é outro ponto forte do anime, os traços muito bonitos feitos por Tite Kubo, são mantidos pelo Studio Pierrot, as batalhas são espetaculares com sangue jorrando por tudo quanto é lado, chega a impressionar a qualidade da animação gráfica, para um anime produzido em 2005. Outro aspecto muito positivo é a trilha sonora, musicas totalmente empolgantes surgem durante as batalhas, uma opening ( incrível! Nunca assisti uma OP de Bleach ruim.)  muito bem produzida, A musica Asterisk da banda Orange Range, é uma das que mais marcam toda série, a ending também não deixa a desejar, Life is Like a Boat de Rie Fu da um tom mais tranquilo no fim de cada episódio.





Assim, termino a analise da primeira saga de Bleach, saga que funciona como prólogo para a seguinte que é considerada por muitos a melhor saga de toda a série. Bleach tem um enredo espetacular, conta com personagens extremamente cativantes e historias que emocionam, a quase seis anos assisti Bleach pela primeira vez, e recomendo a todos que gostam de um bom shounen.  




Resenha agora só ano que vem!! Hahaha

Fiquem ligados ano que vem teremos mais dois escritores na equipe Hanashi e muitas novidades. A equipe Hanashi deseja a todos vocês leitores um Feliz 2013! um grande abraço a todos que nos acompanharam nesse ano de estreia. 

Arigato gozaimasu. o/ 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário